h1

Lições da Dominicana

17 fevereiro, 10

Oi pra quem lê!

Semana passada viajei com minha esposa para a República Dominicana, já que este ano (precisamente no dia 18.3) celebraremos 10 anos de casados. A viagem em si foi fantástica! Uma semana em um hotel 4 estrelas e estava TUDO INCLUSO!

Mas nem tudo foram flores. Aprendi muitas coisas, de outras, fui lembrado:

1) Os Latinos são mais felizes

Nós latinos somos um povo naturalmente feliz. Faça chuva ou faça sol (aliás não encontramos nenhum dominicano que gostasse de sol) estamos sempre felizes. Fazemos piadas com os problemas, com a situação econômica e ainda que tenhamos o pior dos problemas, sempre estamos prontos a ajudar, a dar um sorriso amigo.

Um dos conhecidos me dizia que “passamos lutas diariamente, mas se eu tenho um problema, isso não tem nada a ver com a maneira com que me relaciono com as outras pessoas”.

2) Os Latinos são religiosos

A maioria da população da Península de Samaná (precisamente o local em que ficamos) é evangélica, ou cristã como eles dizem (não consideram os católicos cristãos – católicos são católicos). Ao perguntar a um nativo a respeito da porcentagem de evangélicos, pra minha surpresa descobri que haviam mais de 80% de evangélicos em Samaná (cerca de 4% em todo o país).

Apesar dos altos números, não foi isso que mais me impressionou, senão a intensidade com que vivem sua fé. Havia me esquecido disso. Por viver num país onde é considerado tabu falar sobre religião, me encantou a maneira como até os NÃO CRISTÃOS afirmavam que oravam e liam suas bíblias diariamente.

3) Os Latinos são generosos, gratos e humildes

Bom, salvo algumas exceções, nós brasileiros também somos assim. Quando comprávamos algumas lembranças pras crianças, ele sempre nos diziam: “Y este lo puede llevar como un regalo!” (Pode levar este de brinde).

Ficamos impressionados com a beleza local. A criação de Deus? PER-FEI-TA! Cada pedra em seu lugar, cada árvore… Tudo era lindo e os locais bem o sabiam. Diziam: “iLa creación de Dios es perfecta!” Não pude discordar. Tudo o que via parecia ter o dedo (ou a mão) do Criador.

Sempre agradecidos, os dominicanos nos encantaram com sua educação, o que nos leva ao próximo ponto:

4) Meu status social não tem nada a ver com a minha educação

Muitas vezes achamos que por pagar por um serviço caro, ou por ter dinheiro, que merecemos ser tratados melhor que os outros; ou ainda, que aqueles que são mais humildes me tem a obrigação de respeitar. UM GRANDE ERRO!

Por várias vezes via a maneira como os locais se tratavam e posso dizer com toda a certeza que não se diferenciava da maneira como nos tratavam a nós, os turistas. Sim, nós os turistas temos aquela “brancura” OMO, sabem? Até o “brancos” dominicanos são mais morenos que os brancos brasileiros. Só vendo pra entender.

Longe de ser um país perfeito, longe de ser um país rico financeiramente, a República Dominicana deixou marcas profundas em meu coração. Lembranças que o tempo não apagará e novos amigos que não esquecerei. Será que um dia voltaremos? Provavelmente não (por causa do preço e da distância), mas com certeza fomos abençoados por Deus por poder conhecer tanto uma terra LINDÍSSIMA quanto um povo FANTÁSTICO! “Dominicana, nos vemos!

Fiquem Firmes!

Um comentário

  1. Vi as fotos da viagem de vcs e simplismente tudo lindo.
    Tambem concordo sobre os latinos sempre que conheco algum latino penso praticamente as coisas que vc disse.



Deixe um comentário